2°A, B:
Interpretação do Texto
A
sociedade avalia a existência da diferença como negativa. O ideal é ser igual,
o diferente é discriminado e, a fim de evitar o preconceito, é necessário
compreender o outro nos seus próprios valores e não ter como base os nossos próprios.
Aceitar o diferente impede a transformação da diferença em uma hierarquia, e a
viabiliza como uma complementação do outro.
É importante, pois, para todo cidadão, ter consciência de que, em uma sociedade, a coexistência entre os diferentes é necessária, não obstante essa diferença não dever gerar desigualdade de oportunidade. Assim, brancos e negros relacionam- se necessariamente uns com os outros, podem conviver com suas diferenças concretas, e os direitos devem ser proporcionalmente iguais.
Hoje, essa afirmação é utópica, pois a sociedade ainda não conseguiu distinguir as diferenças e articulá-las, sem conceder privilégios a uns e restrições a outros. A diferença precisa ser concebida assim: algo produtivo, complementar. Essa é uma visão relativizadora, contrária ao etnocentrismo, que supervaloriza um em detrimento de outro.
Trata-se de uma questão que tem por princípio o respeito ao indivíduo. A partir desse pensamento é possível conceber as relações sociais como despidas de preconceitos e fundamentadas na aceitação do outro.
(FERNANDES, F. A integração do negro na sociedade de classes.São Paulo: EDUSP, 1976).
É importante, pois, para todo cidadão, ter consciência de que, em uma sociedade, a coexistência entre os diferentes é necessária, não obstante essa diferença não dever gerar desigualdade de oportunidade. Assim, brancos e negros relacionam- se necessariamente uns com os outros, podem conviver com suas diferenças concretas, e os direitos devem ser proporcionalmente iguais.
Hoje, essa afirmação é utópica, pois a sociedade ainda não conseguiu distinguir as diferenças e articulá-las, sem conceder privilégios a uns e restrições a outros. A diferença precisa ser concebida assim: algo produtivo, complementar. Essa é uma visão relativizadora, contrária ao etnocentrismo, que supervaloriza um em detrimento de outro.
Trata-se de uma questão que tem por princípio o respeito ao indivíduo. A partir desse pensamento é possível conceber as relações sociais como despidas de preconceitos e fundamentadas na aceitação do outro.
(FERNANDES, F. A integração do negro na sociedade de classes.São Paulo: EDUSP, 1976).
1. O texto:
(A) valoriza os valores individuais como condição para aceitação dos valores alheios.
(B) apoia o fato de a sociedade conceder privilégios a uns e impor restrições a outros.
(C) considera o etnocentrismo uma postura produtiva na sociedade atual.
(D) vê na diferença entre os indivíduos uma força capaz de estreitar as relações sociais.
(E) associa a discriminação ao caráter hierárquico da diferença.
2. Considere as seguintes afirmações:
I. Nossos próprios valores medem-se pelo valor que atribuímos àqueles que convivem conosco.
II. As diferenças existentes entre os indivíduos não devem ser pretexto para discriminá-los.
III. Os direitos devem ser proporcionalmente iguais aos deveres impostos ao cidadão.
Está de acordo com texto o que se afirma APENAS em
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) I e III.
(A) valoriza os valores individuais como condição para aceitação dos valores alheios.
(B) apoia o fato de a sociedade conceder privilégios a uns e impor restrições a outros.
(C) considera o etnocentrismo uma postura produtiva na sociedade atual.
(D) vê na diferença entre os indivíduos uma força capaz de estreitar as relações sociais.
(E) associa a discriminação ao caráter hierárquico da diferença.
2. Considere as seguintes afirmações:
I. Nossos próprios valores medem-se pelo valor que atribuímos àqueles que convivem conosco.
II. As diferenças existentes entre os indivíduos não devem ser pretexto para discriminá-los.
III. Os direitos devem ser proporcionalmente iguais aos deveres impostos ao cidadão.
Está de acordo com texto o que se afirma APENAS em
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) I e III.
3. Sublinhe os verbos nas frases abaixo (quando houver) e classifique-as como:
1. para
frase que não é
oração 2.
Para frase que é oração ou período.
a.
( ) O menino empurrava a
cadeira.
b. ( ) Nós trabalhamos aqui.
c.
( ) Nós estudamos e
trabalhamos.
d. ( ) Trabalhem em silêncio!
e. ( ) Silêncio,
crianças!
f. ( ) As crianças correm, pulam e brincam
4-"CONFORME DECLAREI, Madalena possuía um excelente coração.
Descobri nela manifestações de ternura QUE ME SENSIBILIZARAM. E, COMO SABEM,
não sou homem de sensibilidades. É certo QUE TENHO EXPERIMENTADO MUDANÇAS
NESTES DOIS ÚLTIMOS ANOS. MAS ISTO PASSA." (Graciliano Ramos)
Aponte a
alternativa correta sobre a classificação das orações destacadas no parágrafo e
seus respectivos efeitos de sentido.
a) "Conforme declarei" e "como sabem" são orações subordinadas adverbiais conformativas, que servem para o autor dialogar com o leitor.
b) "Como sabem" é uma oração subordinada substantiva objetiva direta que aponta para o objeto do saber do narrador.
c) "Que me sensibilizaram" é uma oração subordinada substantiva objetiva direta, que aponta para o objeto da descoberta do narrador.
d) "Que tenho experimentado mudanças nestes dois últimos anos" é uma oração subordinada substantiva subjetiva, que aponta para a involução do narrador em termos de aquisição de sensibilidade.
e) "Mas isto passa" é uma oração coordenada sindética adversativa, cortada do período a que pertence, para demonstrar a dureza do narrador ao constatar que as ternuras de Madalena, que tanto o sensibilizaram, iriam passar.
a) "Conforme declarei" e "como sabem" são orações subordinadas adverbiais conformativas, que servem para o autor dialogar com o leitor.
b) "Como sabem" é uma oração subordinada substantiva objetiva direta que aponta para o objeto do saber do narrador.
c) "Que me sensibilizaram" é uma oração subordinada substantiva objetiva direta, que aponta para o objeto da descoberta do narrador.
d) "Que tenho experimentado mudanças nestes dois últimos anos" é uma oração subordinada substantiva subjetiva, que aponta para a involução do narrador em termos de aquisição de sensibilidade.
e) "Mas isto passa" é uma oração coordenada sindética adversativa, cortada do período a que pertence, para demonstrar a dureza do narrador ao constatar que as ternuras de Madalena, que tanto o sensibilizaram, iriam passar.
5) (Ita) - Cada alternativa da questão a seguir consta de
dois itens. A primeira oração do item 1 deve estar na forma reduzida correta no
item 2. Assinale a alternativa em que isso não ocorre:
a) 1 -
Porque saiu de casa, machucou-se. 2 - Por sair de casa, machucou-se.
b) 1 - Quando saiu de casa, ouviu um apito. 2 - Ao sair de casa, ouviu um apito.
c) 1 - Já que se aprontara, queria ver o espetáculo. 2 - Tendo estado pronto, queria ver o espetáculo.
d) 1 - Porque saiu da linha, foi despedido. 2 - Saindo da linha, foi despedido.
e) 1 - Depois que soube o resultado, alegrou-se. 2 - Sabido o resultado, alegrou-se.
b) 1 - Quando saiu de casa, ouviu um apito. 2 - Ao sair de casa, ouviu um apito.
c) 1 - Já que se aprontara, queria ver o espetáculo. 2 - Tendo estado pronto, queria ver o espetáculo.
d) 1 - Porque saiu da linha, foi despedido. 2 - Saindo da linha, foi despedido.
e) 1 - Depois que soube o resultado, alegrou-se. 2 - Sabido o resultado, alegrou-se.
6-Siga o que se pede:
I -
Circule os verbos e locuções verbais;
II- Separe as orações com uma barra;
III- Classifique
os períodos em simples ou compostos;
IV- Se o
período for composto diga quantas orações.
a) A
mulher desviou rosto e piscou os olhos várias vezes.
b)O menino namorava o novo brinquedo o dia
inteiro.
c) A zebra
é uma animal muito koderno.
d) Eu a adorava de tal modo que me levantava à
noite para ficar de joelhos junto à sua cama.
e) Ninguém
ali me queria, eu não queria ninguém.
f)A
empregada ouviu o videofone tocar e logo sentiu a presença de alguém na sala.
g)
Milagres podem acontecer na vida das pessoas.
h) Meu
irmão mais velho está procurando emprego.
i) O
professor de Física explica muito bem as coisas.
7 - (FUVEST) Assinalar a alternativa que apresenta
orações de mesma classificação que as deste período:
Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos.
Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos.
a)Pouco a
pouco o ferro do proprietário queimava os bichos de Fabiano.
b) Foi até a esquina, parou, tomou fôlego.
c)Depois
que acontecera aquela miséria, temia passar ali.
d)Tomavam-lhe
o gado quase de graça e ainda inventavam juro.
e)Não
podia dizer em voz alta que aquilo era um furto, mas era.
8-Marque
A se a frase contiver apenas advérbio ou L, caso a frase contenha uma locução
adverbial:
( ) Às vezes penso em fugir
para longe.
( ) Ela certamente chamará a
polícia.
( ) De súbito o trem deu uma
arrancada e ela caiu.
( ) vagarosamente ela se
esgueirava pela mata.
9)
Assinale o item em que o pronome relativo QUÊ pode causar ambiguidade:
a)O
homem QUE cumprimentei é o gerente desse banco.
b) O
aluno QUE estuda vence cedo ou tarde.
c)A casa em QUE moro fica próxima ao centro.
c)A casa em QUE moro fica próxima ao centro.
d)Não
conheço o pai do menino QUE se acidentou
e)NDA
10) Assinale o item em que não há possibilidade de ocorrer leitura ambígua.
a)Deixe o cigarro correndo.
b)Vendo
carne aos fregueses sem pelanca.
c) Meias
para mulheres pretas.
d)Camas
para crianças de ferro.
e)
NDA
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