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terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Atividade de Português - Profs. João e Cássia

1°A, B, C:

2°A, B:

Interpretação do Texto
A sociedade avalia a existência da diferença como negativa. O ideal é ser igual, o diferente é discriminado e, a fim de evitar o preconceito, é necessário compreender o outro nos seus próprios valores e não ter como base os nossos próprios. Aceitar o diferente impede a transformação da diferença em uma hierarquia, e a viabiliza como uma complementação do outro.
    É importante, pois, para todo cidadão, ter consciência de que, em uma sociedade, a coexistência entre os diferentes é necessária, não obstante essa diferença não dever gerar desigualdade de oportunidade. Assim, brancos e negros relacionam- se necessariamente uns com os outros, podem conviver com suas diferenças concretas, e os direitos devem ser proporcionalmente iguais.
    Hoje, essa afirmação é utópica, pois a sociedade ainda não conseguiu distinguir as diferenças e articulá-las, sem conceder privilégios a uns e restrições a outros. A diferença precisa ser concebida assim: algo produtivo, complementar. Essa é uma visão relativizadora, contrária ao etnocentrismo, que supervaloriza um em detrimento de outro.
    Trata-se de uma questão que tem por princípio o respeito ao indivíduo. A partir desse pensamento é possível conceber as relações sociais como despidas de preconceitos e fundamentadas na aceitação do outro.
(FERNANDES, F. A integração do negro na sociedade de classes.São Paulo: EDUSP, 1976).

1. O texto:
(A) valoriza os valores individuais como condição para aceitação dos valores alheios.
(B) apoia o fato de a sociedade conceder privilégios a uns e impor restrições a outros.
(C) considera o etnocentrismo uma postura produtiva na sociedade atual.
(D) vê na diferença entre os indivíduos uma força capaz de estreitar as relações sociais.
(E) associa a discriminação ao caráter hierárquico da diferença.

2. Considere as seguintes afirmações:
I. Nossos próprios valores medem-se pelo valor que atribuímos àqueles que convivem conosco.
II. As diferenças existentes entre os indivíduos não devem ser pretexto para discriminá-los.
III. Os direitos devem ser proporcionalmente iguais aos deveres impostos ao cidadão.
Está de acordo com texto o que se afirma APENAS em
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) I e III.

3. Sublinhe os verbos nas frases abaixo (quando houver) e classifique-as como:
1. para frase que não é oração            2. Para frase que é oração ou período.
a. (   ) O menino empurrava a cadeira.               b. (   ) Nós trabalhamos aqui.
c. (   ) Nós estudamos e trabalhamos.                d. (   ) Trabalhem em silêncio!
e. (   ) Silêncio, crianças!                                     f. (   ) As crianças correm, pulam e brincam

4-"CONFORME DECLAREI, Madalena possuía um excelente coração. Descobri nela manifestações de ternura QUE ME SENSIBILIZARAM. E, COMO SABEM, não sou homem de sensibilidades. É certo QUE TENHO EXPERIMENTADO MUDANÇAS NESTES DOIS ÚLTIMOS ANOS. MAS ISTO PASSA." (Graciliano Ramos)
Aponte a alternativa correta sobre a classificação das orações destacadas no parágrafo e seus respectivos efeitos de sentido.
a) "Conforme declarei" e "como sabem" são orações subordinadas adverbiais conformativas, que servem para o autor dialogar com o leitor.
b) "Como sabem" é uma oração subordinada substantiva objetiva direta que aponta para o objeto do saber do narrador.
c) "Que me sensibilizaram" é uma oração subordinada substantiva objetiva direta, que aponta para o objeto da descoberta do narrador.
d) "Que tenho experimentado mudanças nestes dois últimos anos" é uma oração subordinada substantiva subjetiva, que aponta para a involução do narrador em termos de aquisição de sensibilidade.
e) "Mas isto passa" é uma oração coordenada sindética adversativa, cortada do período a que pertence, para demonstrar a dureza do narrador ao constatar que as ternuras de Madalena, que tanto o sensibilizaram, iriam passar.

5) (Ita) - Cada alternativa da questão a seguir consta de dois itens. A primeira oração do item 1 deve estar na forma reduzida correta no item 2. Assinale a alternativa em que isso não ocorre: 
a) 1 - Porque saiu de casa, machucou-se. 2 - Por sair de casa, machucou-se.
b) 1 - Quando saiu de casa, ouviu um apito. 2 - Ao sair de casa, ouviu um apito.
c) 1 - Já que se aprontara, queria ver o espetáculo. 2 - Tendo estado pronto, queria ver o espetáculo.
d) 1 - Porque saiu da linha, foi despedido. 2 - Saindo da linha, foi despedido.
e) 1 - Depois que soube o resultado, alegrou-se. 2 - Sabido o resultado, alegrou-se.

6-Siga o que se pede:
I - Circule os verbos e locuções verbais;
II- Separe as orações com uma barra;
III- Classifique os períodos em simples ou compostos;
IV- Se o período for composto diga quantas orações.
a) A mulher desviou rosto e piscou os olhos várias vezes.
 b)O menino namorava o novo brinquedo o dia inteiro.
c) A zebra é uma animal muito koderno.
 d) Eu a adorava de tal modo que me levantava à noite para ficar de joelhos junto à sua cama.
e) Ninguém ali me queria, eu não queria ninguém.
f)A empregada ouviu o videofone tocar e logo sentiu a presença de alguém na sala.
g) Milagres podem acontecer na vida das pessoas.
h) Meu irmão mais velho está procurando emprego.
i) O professor de Física explica muito bem as coisas.

7 -   (FUVEST) Assinalar a alternativa que apresenta orações de mesma classificação que as deste período:
Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos.
a)Pouco a pouco o ferro do proprietário queimava os bichos de Fabiano.
b) Foi até a esquina, parou, tomou fôlego.
c)Depois que acontecera aquela miséria, temia passar ali.
d)Tomavam-lhe o gado quase de graça e ainda inventavam juro.
e)Não podia dizer em voz alta que aquilo era um furto, mas era.

8-Marque A se a frase contiver apenas advérbio ou L, caso a frase contenha uma locução adverbial:
( ) Às vezes penso em fugir para longe.
( ) Ela certamente chamará a polícia.
( ) De súbito o trem deu uma arrancada e ela caiu.
( ) vagarosamente ela se esgueirava pela mata.

9) Assinale o item em que o pronome relativo QUÊ pode causar ambiguidade:

a)O homem QUE cumprimentei é o gerente desse banco.
b) O aluno QUE estuda vence cedo ou tarde.
c)A casa em QUE moro fica próxima ao centro.
d)Não conheço o pai do menino QUE se acidentou
e)NDA


10) Assinale o item em que não há possibilidade de ocorrer leitura ambígua.

a)Deixe o cigarro correndo.

b)Vendo carne aos fregueses sem pelanca.
c) Meias para mulheres pretas.
d)Camas para crianças de ferro.
e) NDA






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