Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Inglês,profº Márcia


Para todos os alunos do Ensino Médio - período manhã:
Responder às questões d filme " As melhores coisas do mundo" ispirado na série
de livros de Gilberto Dimenstein. Valor de 0 a 10 pontos.
Tarefa:
1) Assistir em casa ( quem não assistiu na escola durante as aulas da sua sala )
2) Responder em português e entregar na próxima aula da sua sala.
3) Fazer com atenção e com respostas detalhadas ( não há perguntas com respostas de uma lnha,excleto a nº 1 )


Questões sobre o filme “As melhores coisas do mundo”


1. As melhores coisas do mundo da diretora Laís Bodanzky é um filme classificado como:

( ) romance ( ) documentário ( ) drama ( ) comédia

2. O elenco é basicamente formado por qual tipo humano? Assinale e responda: Qual seria a intenção do autor em trabalhar com essa faixa etária? Justifique o motivo:

( ) crianças ( ) adolescentes ( ) adultos ( ) idosos

3. Quanto a criar o enredo bem próximo da realidade o diretor optou por mostrar espaços que nos leva a acreditar que nada era falso. Descreva um dos cenários com riqueza de detalhes para justificar tal afirmação

4. Observando o filme, escreva sobre as personagens abaixo (quem e como são):

· Mano

· Pedro

· Carol

5. Caio Blat ( professor de Física ) e Paulo Vilhena mostram-se simpáticos e importantes na pele de professores inspiradores, com a bela intenção de dignificar a figura do educador, hoje em dia tão desvalorizada. Como isso é passado pelo diretor do filme?

6. São poucos os filmes brasileiros que lidam com os assuntos da adolescência com tanta propriedade e sensibilidade aliados à tecnologia existente. Em que situações essas tecnologia também é de certa forma, personagem ou peça crucial no desencadear dos conflitos?Justifique

7. Mano insiste em aprender o clássico “Something”, dos Beatles, a fim de impressionar uma garota. O fato serviu para:

a. ( ) ilustrar a precocidade do protagonista, já que a música é o sucesso moderno .

b. ( ) ilustrar a imaturidade do protagonista, já que a música é da sua época.

c. ( ) ilustrar o amadurecimento do protagonista, já que a música não é da sua época.

8. Na trama, Paulo Vilhena não só aconselha com também desperta a sensibilidade de Mano. Além das palavras, há uma comunicação musical que se estabelece entre ambos, o violão atua também como elo entre Mano e o irmão Pedro; num período de perigo e sofrimento. No decorrer do filme a música vai participando ativamente do universo de Mano, caso do clássico “Something” da banda The Beatles que foi composta por George Harrisson em 1969 e integra o álbum Abbey Road.- Por que será que a música, um desenho, um livro, uma fotografia ou um filme nos tocam? Justifique tendo como base estes trechos da música :

Você me pergunta se meu amor vai crescer (You're asking me will my love grow)

Eu não sei, eu não sei (I don't know, I don't know)

Fique por perto e você verá (You stick around now it may show)

Eu não sei, eu não sei (I don't know, I don't know)”

9. O filme aborda várias fases e problemas da juventude. Um dos temas abordados é o bullying. O que sabe a respeito e como é mostrado no filme? Há alguma solução apresentada no roteiro?

10. Os irmãos Pedro e Mano enfrentam momentos de turbulência com a separação dos pais, que por sua vez tentam amenizar tal situação da forma mais justa possível. Assinale a alternativa e Comente citando cenas do filme, justificando sua importância

a. ( ) brigas diárias b. ( ) imposição c. ( ) diálogo franco

11. A longo do filme Mano intimida a colega Bruna ao fazer um desenho jocoso no qual insinua que ela é “sapata”, preferindo meninas a meninos. Sua atitude fere a garota. A situação se inverte, e Mano passa a ser intimidado e hostilizado por meio de chacotas relacionadas à ligação afetiva do pai dele com outro homem. Mano acaba se tornando vítima da mesma atitude de intolerância que praticou contra a colega.

Como você lida com ideias, realidades, práticas e sentimentos diferentes dos seus?

Em que momento a constatação da diferença se transforma em preconceito?

O preconceito pode chegar à intolerância e à violência? Quais as conseqüências desse tipo de atitude?

12. O filme apresenta várias situações em que Mano e sua turma se confrontam com a descoberta da sexualidade, as primeiras paixões, a primeira transa, a pressão dos amigos pela iniciação sexual, a questão a popularidade, o medo de rejeição, as incertezas que surgem depois de “ficar” com alguém, as dificuldades afetivas, a banalização do afeto e das relações. Esses são momentos difíceis na vida de um adolescente, ligados à saúde. Qual é o papel da sociedade ou de outras instituições em relação a isso tudo?

13. Após o divórcio as relações criam novos formatos familiares e há uma necessidade de refletir sobre como atuar no seio de outras redes de relacionamento familiar. Mesmo assim, uma série de conflitos permanece sem solução imediata, como a disputa entre pais e filhos, as dificuldades de comunicação, o tempo e o momento de cada um. Em um momento crucial do trama do filme, dentro da cozinha Mano e sua mãe se abraçam e juntos quebram duas dúzias de ovos contra a parede, unidos por uma cumplicidade profunda, já que a mãe observa o choque do fim da família convencional, a separação do marido, a nova opção sexual que ele faz, sem jamais emitir julgamento de valor. Ao mesmo tempo, apoia os filhos, aconselha Mano e prossegue com seus múltiplos papéis: professora, mãe e dona de casa. Qual a importância da compreensão mútua, do apoio familiar, do diálogo franco? As escolhas íntimas são realmente respeitadas dentro da família ? Quais os grandes dilemas nas relações entre pais e filhos na atualidade?

14. Ao final da projeção, Mano parece ainda estar longe de ser adulto, mas com certeza se encontra a caminho de se tornar um belo ser humano. Comente,opine, exemplifique.

15. Agora você fará o papel de crítico, responda e justifique:Que nota você daria ao filme?

Nenhum comentário:

Postar um comentário